Baixe o Informativo da AFABB
Diretorias Anteriores

  • teste1
  • teste2

banner NaomexenomeuBB

 

Editorial do presidente Claudio Nunes Lahorgue para a segunda edição de 2019 do Informa AFABB-RS:

 

Pois, a ANS publicou Resolução Operacional – RO nº 2.439, de 19.07.2019, instaurando Regime de Direção Fiscal na CASSI. Diz que tomou tal decisão, textualmente, “considerando as anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde, de acordo com os elementos constantes do processo administrativo 33902.140980/2011-39”. Em nossas redes sociais circulam, insistentemente, questionamentos atribuindo a culpa desta situação ao não que 91.796 (69,3%) associados disseram, em setembro/2018, à lamentável proposta do Banco para reforma do estatuto da CASSI. Pergunta-se: quem é responsável pelo não? A grande maioria dos associados que, entendendo corretamente o que se pretendia, legitimamente votou? Ou foi o Patrocinador que, com sua atitude inexplicável e malconduzida, provocou a resposta dos associados? Não é crível que tantos tenham se enganado. Aliás, a RO da ANS traz duas informações que precisam ser melhor esclarecidas: a) o processo administrativo da ANS referido na RO é de 2011? b) até agora muito se falou em problemas econômico-financeiros, mas a resolução indica também anormalidades administrativas graves. Agora, precisamos aguardar qual a orientação e como se conduzirá o Diretor Fiscal. Finalizando, é importante ressaltar que os associados, indiscutivelmente, concordam em aumentar sua contribuição, porem o Patrocinador deve reconhecer sua responsabilidade financeira para com a entidade e voltar à Mesa de Negociações com as entidades do funcionalismo com a maior brevidade.

PREVI – REAJUSTE DE BENEFÍCIOS

As Associações de Funcionários Aposentados e Pensionistas do BB, reunidas em Balneário Camboriú (SC) no 11º Encontro Sul Brasileiro de AFABBs, considerando as aspirações de aposentados e pensionistas, encaminhou à presidência da PREVI ofício sugerindo alteração no índice de reajuste de nossos benefícios (veja a íntegra do ofício no site da AFABB-RS www.afabb-rs.com.br). A sugestão é no sentido de que seja adotado o mesmo índice utilizado pela PREVI como sua Meta Atuarial, atualmente fixado em INPC + 5%, o que beneficiaria aposentados e pensionistas. Deve-se considerar, ainda, que este índice corrige os Empréstimos Simples e Imobiliário, além do saldo das contas individuais relativas ao benefício Renda Fixa dos funcionários ainda na ativa, que deverão receber tais valores quando de sua aposentadoria. Aguardamos manifestação da Diretoria de nosso Fundo de Pensão.

 

Rua Uruguai, 300 11º Andar, Centro | CEP 90010-140 | Porto Alegre - RS | Fone (51) 3212.2920 - 0800-703-2920 | contato@afabb-rs.com.br
MSBNet